
Entenda os impactos da IA Generativa no ensino e o que isso tem a ver com o trabalho da Fundação Tellescom.
Inteligência Artificial Generativa: Como ela está redefinindo o ensino público e o papel da Fundação Tellescom nisso?
E, embora 75% dos educadores brasileiros concordem, parcial ou totalmente, com o uso de ferramentas de IA no ensino, essas novas oportunidades são alvo de muitas dúvidas e questionamentos. Entre eles:
- Como garantir infraestrutura tecnológica adequada e a capacitação contínua do corpo docente?
- Como evitar que os estudantes utilizem essas ferramentas para cometer plágio?
- De que forma é possível equilibrar o uso da tecnologia com a promoção de competências críticas e analíticas?
- Esses são temas que demandam reflexão e a busca por soluções efetivas.
Neste artigo, você vai entender o impacto dessa nova tecnologia nas salas de aula e o papel da Fundação Tellescom nesse contexto. Continue lendo para saber mais!
IA Generativa: uma revolução no ensino e na aprendizagem
Quando falamos em inovação tecnológica, um dos avanços mais empolgantes é o da IA generativa. Um ramo da inteligência artificial capaz de gerar conteúdos originais, como textos, imagens, músicas ou códigos, a partir de exemplos existentes.
Ferramentas como ChatGPT, Google Gemini, DALL-E e MidJourney são exemplos de IA generativa que já estão sendo amplamente utilizadas.
Trata-se de uma tecnologia com potencial de revolucionar a forma como os docentes atuam, tanto na metodologia de ensino quanto na interação com os alunos.
Seu uso abre inúmeras possibilidades para o impulsionamento do processo pedagógico. Algumas delas você confere a seguir:
Personalização do aprendizado
A IA generativa ajuda professores a gerar planos de aula, exercícios e materiais didáticos adaptados às necessidades individuais de cada estudante. Isso permite um ensino mais direcionado, capaz de atender às diferentes habilidades e ritmos de aprendizagem.
Automatização de tarefas repetitivas
Corrigir provas, elaborar planos de aula e criar listas de exercícios são tarefas que podem consumir muito tempo. Com a IA generativa, é possível agilizar esses processos e reduzir a carga de trabalho dos professores.
Mais estímulo em sala de aula
Professores podem utilizar ferramentas de IA para desenvolver apresentações, quizzes, simulações interativas e conteúdos educacionais alinhados aos interesses dos alunos, tornando as aulas mais dinâmicas e envolventes.
IA Generativa na Educação Brasileira
A adoção da Inteligência Artificial (IA) generativa no ensino médio brasileiro tem apresentado avanços notáveis, tanto por parte dos alunos quanto dos professores.
Uma pesquisa realizada pelo Google, em parceria com a Educa Insights, revelou que 30% dos estudantes brasileiros utilizam ferramentas de IA em suas atividades acadêmicas. Além disso, 70% dos entrevistados estão familiarizados com o conceito de IA, e 76% acreditam na necessidade de maior incorporação de tecnologia nas escolas.
No que diz respeito ao corpo docente, um estudo do Instituto Semesp indicou que 75% dos educadores brasileiros concordam, parcial ou totalmente, com o uso de ferramentas de IA no ensino.
Como podemos ver, há uma crescente aceitação e integração da IA generativa no ensino médio do Brasil. No entanto, sua implementação na rede pública ainda enfrenta grandes desafios, como a falta de infraestrutura tecnológica adequada, conectividade limitada e a necessidade de formação continuada de educadores.
Unesco e os Seis Pilares da Transformação Digital na Educação
Os Seis Pilares da Transformação Digital na Educação, criados pela UNESCO em parceria com outras organizações, oferecem um guia estratégico para enfrentar esses desafios, promovendo uma abordagem ética e centrada no ser humano para a integração tecnológica. Vamos conhecê-los?
1 – Coordenação e Liderança
Uma liderança estratégica é crucial para a transformação digital. Este pilar foca em:
- Metas claras: alinhar objetivos educacionais às prioridades nacionais.
- Governança sólida: garantir o uso ético e seguro da tecnologia.
- Gestão inclusiva: envolver professores, comunidades e setor privado.
2 – Conectividade e Infraestrutura
Aborda o acesso à internet, dispositivos e ambientes digitais. Prioridades:
- Expansão de conectividade: levar internet e energia a áreas rurais.
- Dispositivos acessíveis: fornecer ferramentas adequadas a alunos e professores.
- Ambientes adaptados: criar espaços para aprendizado digital e híbrido.
3 – Custo e Sustentabilidade
Garante viabilidade financeira e ambiental da transformação digital. Principais focos:
- Financiamento diversificado: mobilizar recursos públicos e privados.
- Eficiência nos gastos: direcionar investimentos para resultados concretos.
- Práticas sustentáveis: usar tecnologias verdes e reciclar equipamentos.
4 – Capacitação e Cultura
A transformação depende de pessoas preparadas e engajadas. Destaques:
- Habilidades do futuro: atualizar currículos com competências digitais.
- Formação contínua: capacitar professores para uso de pedagogias digitais.
- Engajamento comunitário: envolver famílias no processo de aprendizado.
5 – Conteúdo e Soluções
Promove conteúdo digital de qualidade e alinhado aos currículos. Prioridades:
- Plataformas seguras: implementar soluções acessíveis para todos.
- Recursos abertos: criar materiais gratuitos e culturalmente inclusivos.
- Inovação: personalizar o aprendizado com IA e gamificação.
6 – Dados e Evidências
Utiliza dados para decisões educacionais mais assertivas. Focos principais:
- Análise de dados: gerar insights para melhorar o ensino.
- Segurança: proteger informações de alunos e professores.
- IA ética: personalizar o aprendizado de forma responsável.
Para que essas mudanças sejam realmente benéficas, é indispensável assegurar que a tecnologia seja utilizada como uma aliada, e não como uma substituta das interações humanas.
Segundo Americo Mattar, diretor presidente da Fundação Tellescom, a utilização pedagógica da IA nunca vai substituir o papel do professor, e sim, ajudá-lo a impulsionar metodologias ativas e o processo didático em sala de aula.
“Uma oportunidade sem precedentes para transformar a educação, formando alunos mais conectados com o mundo contemporâneo e que possam cada vez mais interagir na sociedade e desenvolver plenamente as suas capacidades”.
Fundação Tellescom e os Desafios da IA Generativa na Educação Brasileira
Não resta dúvida de que é preciso ampliar o debate sobre o tema e somar esforços para que seja mantida a integridade pedagógica e a aplicação consciente da IA generativa.
Nesse contexto, a capacitação de docentes desempenha um papel central, garantindo que as ferramentas digitais sejam aplicadas de forma ética, responsável e alinhada aos objetivos pedagógicos.
E este é um dos principais propósitos da Fundação Tellescom: promover iniciativas no sentido de empoderar os educadores, fornecendo ferramentas e conhecimento para que possam integrar tecnologias inovadoras de forma eficaz em suas práticas pedagógicas.
Para saber mais sobre este tema tão atual:
- Conheça o IA.Edu, o Instituto de Inteligência Artificial na Educação, apoiado pela Fundação Tellescom: https://iaedu.nees.ufal.br/
- Confira também o estudo: Qual impacto na Educação Básica se o PL 2338/2023 fosse aprovado hoje?
- Confira o Webinar exclusivo promovido pela Fundação Tellescom, em parceria com a NEES e IA.Edu, sobre a Inteligência Artificial e seu impacto na atuação docente.